A criança pequena possui uma curiosidade espontânea. Quer descobrir o mundo, experimentar as possibilidades de tudo o que está a sua volta. Os livros não são exceção - eles exercem nos pequenos o mais autêntico fascínio. Nos primeiros anos de vida, o interesse da criança será pelo objeto livro, mas logo ela irá perceber que ali, a cada virada de página, existe um código desconhecido que pode levá-la a um lugar onde só a sua imaginação alcança. É aí que começa o prazer da leitura, que traz consigo o encantamento pela palavra escrita, o desejo de decifrá-la.

Ler para os pequenos pode tornar-se um momento de imenso prazer para pais e filhos. É um encontro quase secreto, onde leitor e ouvinte entram numa deliciosa sintonia... desde "Era uma vez" até o "Fim".

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


Fita Verde no Cabelo
(Nova velha estória)
João Guimarães Rosa
Editora Nova Fronteira

       "Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita verde inventada no cabelo.
       Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra quase e igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez."

Guimarães Rosa é um mágico das palavras. Sabe brincar com elas de maneira muito especial. E numa frase que pode parecer sem pé nem cabeça, consegue dizer absolutamente tudo.

Esta é a história de Chapeuzinho, aqui Fita verde, mais linda que já li. Foi deste conto que nasceu o nome deste blog, Tudo Era uma vez...

Contei esta história para o meu filho Vinicius quando ele tinha oito anos, mas não disse que seria uma história de Chapeuzinho, deixei que a história falasse por si... Ele amou!

Um comentário:

  1. MIRNA,
    ESTOU PASSEANDO PELO SEU BLOG-
    CADA POST MAIS ENCANTADODOR DO
    QUE O OUTRO.
    CONDORDO. GUIMARÃES É UM MÁGICO
    DAS PALAVRAS. REINVENTA PALAVRAS
    E BRINCA COM A SINTAXE.UM GÊNIO!
    CRISTINA SÁ DO BLOG:
    cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.
    com

    ResponderExcluir