A criança pequena possui uma curiosidade espontânea. Quer descobrir o mundo, experimentar as possibilidades de tudo o que está a sua volta. Os livros não são exceção - eles exercem nos pequenos o mais autêntico fascínio. Nos primeiros anos de vida, o interesse da criança será pelo objeto livro, mas logo ela irá perceber que ali, a cada virada de página, existe um código desconhecido que pode levá-la a um lugar onde só a sua imaginação alcança. É aí que começa o prazer da leitura, que traz consigo o encantamento pela palavra escrita, o desejo de decifrá-la.

Ler para os pequenos pode tornar-se um momento de imenso prazer para pais e filhos. É um encontro quase secreto, onde leitor e ouvinte entram numa deliciosa sintonia... desde "Era uma vez" até o "Fim".

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Livro: LENDAS BRASILEIRAS                                    
 Lendas Brasileiras                                     Contos de Andersen
 Câmara Cascudo                                                                  Hans Christian Andersen
 Ediouro


A primeira vez que li para o Vinicius um livro sem figuras, ele tinha dois anos. Com o Rafael foi a mesma coisa. Quatro anos e nove meses separam os meus filhos e eles são completamente diferentes um do outro – até hoje não sei se isso é bom ou ruim, mas serviu pra me mostrar que nem tudo é a mãe que faz...Há uma porção que já vem prontinha...

E por incrível que pareça, mesmo com tantas diferenças, a primeira vez que abri um livro sem ilustração para cada um deles, a pergunta foi a mesma “Mãe, cadê o desenho?”
 A resposta estava na ponta da língua “Essa história não tem desenho no papel. O desenho dessa história mora na sua cabeça, na sua imaginação. Você pode fazer o desenho que quiser aí no seu pensamento”.


E não é que funcionou? Duas vezes!!!
 Eles amaram a história e aprenderam a dar asas à imaginação...



Nenhum comentário:

Postar um comentário