A criança pequena possui uma curiosidade espontânea. Quer descobrir o mundo, experimentar as possibilidades de tudo o que está a sua volta. Os livros não são exceção - eles exercem nos pequenos o mais autêntico fascínio. Nos primeiros anos de vida, o interesse da criança será pelo objeto livro, mas logo ela irá perceber que ali, a cada virada de página, existe um código desconhecido que pode levá-la a um lugar onde só a sua imaginação alcança. É aí que começa o prazer da leitura, que traz consigo o encantamento pela palavra escrita, o desejo de decifrá-la.

Ler para os pequenos pode tornar-se um momento de imenso prazer para pais e filhos. É um encontro quase secreto, onde leitor e ouvinte entram numa deliciosa sintonia... desde "Era uma vez" até o "Fim".

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FOLHA
Stephen Michael King
Brinque Book

Dia desses, Rafael perguntou: “Mãe, tem história sem letra?”

História sem letra?
 
“Claro que tem, filho!” E fui logo sapecando um livro da biblioteca, que eu até já tinha lido para ele algumas vezes, mas fazia tempo estava paradinho na estante: Folha, do Stephen Michael King, conta a história, sem letra, de um menino que não queria cortar o cabelo. É lindo, uma poesia ... Tudo contado em uma belíssima sequência de imagens de derreter corações.


E sabe o que fiz? Não contei a história, não... Pedi a ele que contasse para mim!


Ele, que ainda não lê palavra escrita, ficou tão orgulhoso que me emocionou mais que qualquer história dessa vida. Fiz que nem ele, quando era menorzinho: “Conta de novo?”

2 comentários:

  1. Adoreiii! Lindo mesmo! Bjs querida e parabens pelo blog. Seguirei!
    Dri.

    ResponderExcluir
  2. Mirna,
    Outro post emocionante!!!
    Adorei a historinha da "história sem letra".
    Boa indicação! Não conhecia este livro - FOLHA
    de STEPHEN MICHAEL KING (da BRINK BOOK). Obrigada pela dica.
    Adoro livros sem textos, são as chamadas
    narrativas mudas. São livros que estimulam
    muito a criatividade dos pequenos.
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir