A criança pequena possui uma curiosidade espontânea. Quer descobrir o mundo, experimentar as possibilidades de tudo o que está a sua volta. Os livros não são exceção - eles exercem nos pequenos o mais autêntico fascínio. Nos primeiros anos de vida, o interesse da criança será pelo objeto livro, mas logo ela irá perceber que ali, a cada virada de página, existe um código desconhecido que pode levá-la a um lugar onde só a sua imaginação alcança. É aí que começa o prazer da leitura, que traz consigo o encantamento pela palavra escrita, o desejo de decifrá-la.

Ler para os pequenos pode tornar-se um momento de imenso prazer para pais e filhos. É um encontro quase secreto, onde leitor e ouvinte entram numa deliciosa sintonia... desde "Era uma vez" até o "Fim".

domingo, 31 de julho de 2011

Maria Flor

MARIA FLOR
MARIA FLOR
Ana Leticia Leal
Escrita Fina

Com uma narrativa que lembra Guimarães Rosa, Manuel de Barros, esses maravilhosos inventores de palavras e de sentidos, Ana Letícia Leal é poeta de história, escreve com poesia e brinca com palavras.
Maria Flor é um lindo livro que narra uma história de abandono, de encontro, de amor e de espinhos.
Com belíssimas ilustrações de Camila Carrossine, que dá ao livro a beleza de seu traço e provoca no leitor a possibilidade de imaginar além do que vê.  

Em frente à minha casa

EM FRENTE A MINHA CASA
EM FRENTE À MINHA
CASA
Marianne Dubuc
Martins Fontes

Quem disse que livro cartonado - aqueles de papelão, feitos para bebês - tem que ser sem história, sem nexo, sem narrativa? Em sua maioria trazem apenas nomes de coisas, de cores e de animais. Está ótimo! Mas quando aparece um autor que entende que livro feito para ser folheado por leitores pequeninos não precisa deixar de ter uma boa história, sai da frente! 
Livro inteligente, divertido e surpreendente!
Só lendo para saber!

Satoshi Kitamura

EU E MEU GATO ?                                         
EU E MEU GATO?                                                 NO SÓTÃO
Satoshi Kitamura                                                 Satoshi Kitamura
Editora Globo                                                                            Editorial Caminho/Portugal

Satoshi Kitamura foi uma deliciosa surpresa para mim. Autor e ilustrador, suas histórias são cheias de imaginação, criatividade e inteligência.
Infelizmente nem todos os seus livros foram traduzidos no Brasil, mas em inglês ou espanhol é possível encontrar uma grande quantidade de títulos, alguns de sua autoria e outros onde ele aparece apenas ilustrando.
Editado em português - de Portugal - pode-se encontrar No Sotão, em parceria com o autor Hiawyn Oram - é de deixar qualquer um encantado, pela história e pela ilustração.Outros títulos no Brasil:



                                 
IGOR, O PASSARINHO                                        O QUE É QUE TEM
QUE NÃO SABIA CANTAR                                   NO MEU CABELO?
Satoshi Kitamura                                                Satoshi Kitamura
Companhia das Letrinhas                                                           Companhia das Letrinhas

O guarda-chuva do vovô

O GUARDA-CHUVA DO VOVO
O GUARDA-CHUVA DO VOVÔ
Carolina Moreyra
Odilon Moraes
Editora DCL

Uma história sobre uma menina, um avô e um guarda-chuva preto - cor de guarda-chuva de avô. Um livro sobre a morte que, sem falar de morte um momento sequer, deixa claro essa ausência que muitas vezes não conseguimos explicar às crianças.
Belíssima história ilustrada lindamente por Odilon Moraes.